quarta-feira, 17 de março de 2010

"Eu te amo", de Tom Jobim e Chico Buarque


... Ao acaso encontrei uma análise semiótica da música!... Trata-se de um artigo de Peter Dietrich, na qual discorre sobre a relação entre o texto linguístico e o texto musical, levantando as relações existentes entre os elementos... Resumidamente: símbolos... Eis que compartilho parte dele, bem como a letra!... Sem matar o sentido individual... ;)

EU TE AMO                                                      Composição: Tom Jobim / Chico Buarque
Ah, se já perdemos a noção da hora
Se juntos já jogamos tudo fora
Me conta agora como hei de partir
Ah, se ao te conhecer
Dei pra sonhar, fiz tantos desvarios
Rompi com o mundo, queimei meus navios
Me diz pra onde é que inda posso ir
Se nós nas travessuras das noites eternas
Já confundimos tanto as nossas pernas
Diz com que pernas eu devo seguir
Se entornaste a nossa sorte pelo chão
Se na bagunça do teu coração
Meu sangue errou de veia e se perdeu
Como, se na desordem do armário embutido
Meu paletó enlaça o teu vestido
E o meu sapato inda pisa no teu
Como, se nos amamos feito dois pagãos
Teus seios ainda estão nas minhas mãos
Me explica com que cara eu vou sair
Não, acho que estás te fazendo de tonta
Te dei meus olhos pra tomares conta
Agora conta como hei de partir.


(...)O amor relatado pelo narrador não é apenas intenso. Ele é, literalmente, visceral. Podemos verificar esse fato principalmente nos versos: 'Já confundimos tanto as nossa pernas/ Diz com que pernas eu devo seguir', 'Se na bagunça do teu coração/ Meu sangue errou de veia e se perdeu'. Sujeito que ama e objeto amado se entrelaçam e se confundem (...) Nestes versos podemos perceber que a proximidade entre os amantes é tanta que chega mesmo a superar o conceito de proximidade: estamos diante de um amor que chamaremos de 'fusional'(...)
O mundo em que este amor acontece não faz fronteira com o mundo externo ('Rompi com o mundo/ Queimei meus navios'), nem tampouco é limitado temporalmente ('perdemos a noção da hora', 'noites eternas').
(...)
Seguindo as estrofes da canção temos o seguinte padrão melódico: AB CD CD C. É importante notar, desde já, que esta é uma estrutura inusitada(...) temos uma estrutura assimétrica (...) O tema melódico das partes A e C é construído a partir de uma escala cromática, ou seja, uma escala que 'anda' de meio em meio tom. Nesta canção as notas estão portanto absolutamente coladas: não há espaço possível entre uma nota e outra. Já nas partes B e D, podemos observar a presença de diversos saltos intervalares: é a manifestação da disjunção, da descontinuidade (...)"

6 comentários:

  1. Olá =)
    Obrigada pela estrela ^^
    Pela visita e comentário ^^
    Beijokas =*
    Estou seguindo!

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  2. ... eu que agradeço o brilho deixado ;)

    Beijos!!!

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  3. Nadine,

    agradeço-te pelo pouso no meu jardim, por deliciosas palavras que adoçaram meus lábios. Também, aproveito para dizer que amei seu cantinho.

    Abraços,

    Priscila Cáliga

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  4. Priscila:

    Ah! Doce é sua visita!!!
    Eu que agradeço!!!

    Obrigada =)

    Abraços!

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  5. Vanessa:

    É...
    C. B. sabe despertar inquietude!...

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... Falta a sua pitada!...